Comunicação Blog

Instituições de Praia do Forte receberam títulos de posto avançado da RBMA

O evento da cerimônia de entrega dos títulos de Posto Avançado da Mata Atlântica aconteceu no dia 16 de março na sede do Projeto TAMAR em Praia do Forte-Ba.

postado em 08 ABR 2019
Instituições de Praia do Forte receberam títulos de posto avançado da RBMA

Compartilhe:

O Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia - CRBMALN - entregou títulos de Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica (RBMA) ao Projeto Tamar base Praia do Forte-BA e ao Parque Municial Klaus Peters, no dia 16 de março, no Projeto Tamar. O evento aberto ao público teve o retorno de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) para o mar.

Durante a 26ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, realizada entre os dia 22 e 25 de agosto de 2018, em Foz do Iguaçu/Paraná, as 4 instituições foram reconhecidas como Postos Avançados – PA dentro da Área de Proteção Ambiental APA do Litoral Norte.

O estado da Bahia é o que mais tem Postos Avançados reconhecidos pelo Conselho Nacional da RBMA, totalizando 15 Postos, sendo 10 destes, fruto do trabalho de divulgação e reconhecimento do Subcomitê da RBMA – SCRBMA-LN, incluindo além dos já citados, os demais: Reserva Sapiranga; Ecoparque Sauípe; Projeto Baleia Jubarte; Parque das Dunas; Fundação Terra Mirim e Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA.

Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera - MaB", estabelecido pela UNESCO, organização da qual o Brasil é membro.

Para ser reconhecida como um Posto Avançado (PA), aprovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos âmbitos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

Fonte: Site Projeto Tamar