Comunicação Blog

Primeira Festa Literária Internacional da Praia do Forte acontecerá em maio deste ano

Pela primeira vez, Praia do Forte será palco de uma festa literária com uma programação completa e autores renomados e talentos da literatura.

postado em 17 ABR 2019
Primeira Festa Literária Internacional da Praia do Forte acontecerá em maio deste ano

Compartilhe:

A FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte é um evento literário que reunirá autores consagrados e novos talentos da literatura localnacional internacional no balneário da Praia do Forte, localizado no Litoral norte baiano. Nesta primeira edição, a curadora convidada é a poeta Alice Ruiz. O evento será realizado de 02 a 05 de maio e conta com mesas literáriassessões de autógrafos lançamentos de livros, contações de histórias, slams e saraus, feira de editoras baianas, experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis. Tudo isso espalhado pelos principais espaços da Praia do Forte, como o Baleia Jubarte, o Projeto Tamar, o Coreto da Vila, o Clube dos Pescadores, dentre outros.

Nesta primeira edição da FLIPF, a festa será uma grande celebração à literatura e à cultura local e surge na intenção de ser um grande movimento de incentivo à leitura na região da Praia do Forte e seu entorno, e se tornar uma das principais Festas literárias do país. Além da curadoria e importante participação da poeta Alice Ruiz, as mesas literárias contam com nomes como Antonio Cicero, Capinam, Jorge Portugal, Luiza Romão, Ricardo Silvestrini, Zulu Araújo, Mariana Paiva, Edgard Abbehusen, Malu Fontes, Felipe Pena, Ana Vidal, Estrela Leminski, Ricardo Peruchi, Maria Helena Pereira da Silva, Sálua Chequer, Raquel Menezes, Valéria Pergentino, Leonardo Neto.

Na programação artística e cultural, apresentações de Thiago Thiago de Mello, JVeloso, Luciano Salvador Bahia, Estrela Leminski, Marcos Clement, Anderson Falcão, Igor Reis, Alex Mesquita, Denisson Padilha, dentre outros. Os artistas e grupos culturais da região tem presença confirmada como a Filarmônica 8 de dezembro, Orquestra sinfônica de Mata de São João, Oficina de violinos e muito mais. A criançada vai poder assistir às apresentações do grupo PUMM – Por Um Mundo Melhor, Corrupio e contação de história com Lilia Gramacho, Toada Crianceira com o grupo Canastra Real, o projeto Essa Toalha Tem História com Sálua Chequer e Igor Reis, oficinas, atividades lúdicas, contações de histórias, teatro de fantoches e visita à Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon.

O evento conta com o importante envolvimento e parceria da comunidade local, dos projetos de conservação marinha, do comércio e rede de turismo da Praia do Forte. A FLIPF é uma iniciativa e realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural e conta com apoios da Prefeitura de Mata de São João, Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Turismo da Bahia, Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Turisforte, Associação de Pescadores e Comunidade da Praia do Forte, Tivoli, CLN Concessionária Litoral Norte, Bis Assessoria, AFDesign, TVE, Rádio Educadora FM, dentre outros, e tem a LDM como a livraria oficial.

 

SERVIÇO:

FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte

Período: De 02 a 05 de maio de 2019 (quinta-feira à domingo)

Atividades: Mesas literárias, sessões de autógrafos lançamentos de livros, contações de histórias, slams e saraus, feira de editoras baianas, experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.

Local: Diversos espaços da Praia do Forte (Baleia Jubarte, o Projeto Tamar, Coreto da Vila, o Clube dos Pescadores, dentre outros.