A cooperação entre médios, pequenos e micro empreendimentos e serviços turísticos pode dinamizar sua capacidade de efetuar negócios. Foi o que comprovou a Central Forte de Negócios da Praia do Forte, ao agregar empresários do turismo nas ações conjuntas de compra, venda e promoção.
Criada em 2012 por um incentivo do Sebrae/BA, a central surgiu com o intuito de reunir um grupo de pequenos empresários para a realização de compras conjuntas, de modo a reduzir os custos. No inicio de 2014, o ambiente de cooperação se agregou a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte - TURISFORTE, grupo de empresários do setor que ampliou a participação das empresas locais, conquistando, com isso, maior força de negociação.
Atualmente a CFN - Central Forte de Negócios atende exclusivamente os associados dos mais distintos segmentos, como restaurantes, meios de hospedagem, lojas e serviços, como forma de benefícios para aqueles que fazem parte da associação.
As principais conquistas da Central, depois do novo fôlego, foram a obtenção de benefícios para seus associados, como por exemplo, descontos em compras coletivas, tabelas de preços diferenciados e a realização de pesquisas de preços e serviços - o que não são comuns na região e em localidades similares.
As ações também incentivam a troca de ideias e a cooperação entre os empreendedores, esforços que tendem a se refletir na qualidade dos bens e serviços ofertados na Praia do Forte.