Praia do Forte tem uma localização privilegiada para o turista que vem para a Bahia, o paraíso é rodeado por belas praias, que podem ser visitadas pelos turistas que vierem passar mais dias. Os visitantes além de desfrutarem de todos os atrativos da Praia do Forte podem se deslocar para outras localidades através de passeios programados por agências de receptivo, táxis, transporte próprio ou alugado, ou mesmo ônibus de carreira e vans. Fica ao gosto de cada um.
O turista, hospedado em Praia do Forte, pode visitar Salvador e retornar no mesmo dia, já que a distância é de apenas 80 km do Centro Histórico. Passeios imperdíveis podem ser feitos para as praias da Linha Verde. No sentido estado de Sergipe vale muito à pena conhecer a praia de Imbassaí, que em tupi significa: “caminho do rio”, mas para os moradores esse nome tem outro significado: “encontro das águas”. O rio corre paralelo ao mar formando um lindo cenário que contrasta com as dunas de areia branca e o coqueiral. A 7 km da Praia do Forte, Imbassaí é admirado pelo seu pôr-do-sol, passeios de caiaque e jangada.
Em Imbassaí a pedida é esticar até Diogo e Santo Antonio. A Vila de Diogo é um lugar tranquilo e peculiar, cuja comunidade sobrevive do artesanato de palha de coqueiro, piaçava e da pesca. Seguindo mais a frente chega-se a Santo Antonio, uma das atrações da região pela localização semi-deserta e isolada são as extensas dunas e coqueiral. O passeio continua, a próxima parada é na Costa de Sauípe, local onde está instalado o complexo de Sauípe formado por um grupo de resorts cinco estrelas e luxuosos condomínios de casas.
Os amantes da natureza e adeptos do naturismo podem dar uma parada na praia de Massarandupió, onde existe uma colônia de nudismo. A praia deserta e rústica possuí uma exuberante vegetação. O local é uma atração à parte para os visitantes. Em seguida vêm Subauma e Baxios, locais tranqüilos com praias extensas. O destino agora é em direção a Mangue Seco com paradas obrigatórias em Barra do Itariri, Sítio do Conde, Siribinha, Barra do Itapicuru, Costa Azul… Lugares que possuem belas praias e lindos manguezais.
Mangue Seco a 170 km de Praia do Forte é segunda maior atração da região. O local ficou famoso pelo romance de Jorge Amado: “Tieta do Agreste”, pelas praias de beleza agreste, emolduradas por dunas brancas, coqueirais e paisagens primitivas de rio e mar. Mangue Seco fica localizado no norte do litoral baiano, às margens do rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe. Uma das grandes atrações locais são os passeios de buggy pelas dunas e, a vila local, que por ser pouco iluminada, nas noites de lua cheia oferece belo cenário.
Preparados e a caminho para a cidade de Salvador as paradas começam pelas praias de Itacimirim, onde o mar é ideal para a prática do surf. Em Guarajuba, há um grande número de condomínio de casas, que compõem um ambiente familiar. As praias locais, muito tranquilas, são excelentes para o banho. Barra do Jacuípe, onde o rio encontra-se com o mar, local ideal para a prática de Jet-ski. Chegamos em Arembepe, vila que ficou famosa na década de 70, principalmente pela aldeia hippie que já recebeu visitas ilustres, como Jane Joplin e Mick Jagger. Vale ressaltar que todos os locais contam com boa infra-estrutura de hospedagem e bons restaurantes.