Um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte é a majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila. Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.
Começou a ser construído em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real.
A Casa da Torre se destacou na história da colonização e defesa do Brasil durante mais de três séculos. Em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e tornou-se uma grande ruína. Em 1938, foi finalmente tombado pelo Iphan.
A Capela de São Pedro dos Rates é a parte mais antiga da edificação do histórico Castelo Garcia D’Ávila, considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. Atualmente chamada de Capela de Todos os Santos, deu origem á sede, concluída somente em 1624, em Praia do Forte. Em meados do século XIX, já se apresentava em ruínas.
Por esses motivos, atualmente, as ruínas da Casa da Torre atraem visitantes do mundo inteiro e são uma das atrações turísticas de Praia do Forte, distrito de Mata de São João. Com um lindo cenário cheio de belezas naturais e uma vista esplêndida para o mar, é o lugar ideal para fotografias. A apenas 3 km da vila dos pescadores, o ambiente foi recentemente restaurado e possui um novo Museu recheado de tecnologia e interatividade. Na sua viagem a Praia do Forte, não deixe de incluir em seu roteiro essa maravilhosa experência.