Comunicação Blog

3 Lagoas em Praia do Forte e região para você visitar

Se você é daqueles que curte programas mais relax não deixe de conferir essas dicas de passeios quando estiver em Praia do Forte.

postado em 13 AGO 2021
3 Lagoas em Praia do Forte e região para você visitar

Compartilhe:

Que as praias de Praia do Forte são famosas e belas a gente já sabe, mas nem só disso se resume a nossa vila. Aqui temos programações para todos os gostos, inclusive para quem curte programas mais relax e que buscam mais tranquilidade, sem esquecer do contato com a natureza. 
 

Localizada a 80km de Salvador, além de recebermos turistas o ano inteiro, somos também o refúgio para quem quer sair um pouco da correria do dia a dia e deseja aproveitar um pouco mais de calma e sossego em uma vila rica em diversas atividades para toda a família. 

Já falamos aqui no nosso blog sobre as principais praias, mas agora viemos para trazer novas ideias de programações que envolvem água doce. Se você pensou em lagoas, acertou! Se você é desses que curte essa paz de espírito em meio a natureza, não perca essas dicas, pois hoje, vamos falar sobre 3 lagoas que você precisa conhecer e as atividades que você pode realizar nelas. 

 

Lagoa Aruá

Há quem diga que ela é um pedacinho do céu aqui no litoral de Mata de São João. A Lagoa Aruá é o local ideal para você que quer fugir um pouco da rotina corrida de trabalho e aproveitar bons momentos de relaxamento, seja sozinho, com família, amigos ou com o seu par.

Localizada a 5km de distância daqui de Praia do Forte, a lagoa possui ao seu redor uma vegetação natural composta de Mata Atlântica preservada e com uma fauna e flora rica em diversidade. Além do clima ser ótimo, o pôr do sol também chama a atenção dos visitantes, afinal quem conhece, se apaixona.  

É um lugar encantador, com uma vista incrível para você curtir de diversas maneiras. Além de poder tomar banho, você pode almoçar pratos deliciosos, em sua maioria, à base de peixes e mariscos nos restaurantes locais ou ainda praticar atividades como Stand Up Paddle ou ainda remar com caiaque.

Para as pessoas que estão procurando programas para a criançada ou que não são adeptos dos esportes radicais, também têm a possibilidade de realizarem o passeio de pedalinho na lagoa. Ou seja, programação aqui é o que não falta, né? Além de ser um bom momento para quem deseja se conectar mais com a natureza.

O acesso à lagoa pode ser feito de carro através de uma estrada de chão com boas condições, mas pouco sinalizada e não precisa pagar, somente se você for consumir algo no restaurante ou utilizar algum equipamento oferecido no local.

 

Lagoa Timeantube

Por último, mas não menos importante, a Lagoa Timeantube também é outro lugar inesquecível que ganha o coração de muitos turistas em Praia do Forte. Para quem não sabe, Timeantube, em iorubá (língua africana falada em países como a Nigéria), significa águas negras, por isso o significado “rio de águas negras”.

O local é muito visitado por quem gosta de ecoturismo, afinal a lagoa favorece diversas atividades como a canoagem, com canoas tipo canadense, que têm capacidade para 03 pessoas em cada uma. 

A Timeantube Trip é um passeio que tem duração de aproximadamente 30 minutos com direito a observação da fauna e flora local e principalmente dos pássaros, ou seja, você pode ver e ouvir de perto inúmeras aves como bem-te-vis, corujas, beija-flores, martins-pescadores, papagaios do mangue, jaçanãs e outros. 

Além desse passeio, dá para fazer uma caminhada pela trilha de restinga na Ilha do Dendê. Para quem pratica esportes e está acostumado com atividade física, pode ainda optar por estender o passeio e ir de bike, da ilha dos pássaros até a Praia do Lord. 

O acesso à lagoa é grátis e pode ser feito de carro ou de bicicleta, já que fica a menos de 1,5km da Vila. Entretanto, o passeio Timeantube Trip é pago e pode ser realizado através de agências de turismo da região. Confira AQUI as agências de turismo associadas. 

 

Lagoa Jauara

Com águas ferruginosas e transparentes, essa lagoa é própria para banho e mergulho e é ótima para quem está querendo curtir momentos relaxantes em família. O acesso mais fácil é de carro entrando pelo Mirante das antenas e, de Bike, o caminho é por dentro do Parque Klaus Peters, sentido Iberostar. Se preferir, também é possível fazer o passeio de quadriciclo.  

A Lagoa Jauara fica a 3 km de Imbassaí e a 8 km da entrada do Parque Klaus Peters de Praia do Forte. Ela é cercada por dunas de areia branca, com vegetação composta predominantemente por restinga. Além disso, possui uma faixa extensa de coqueiral que forma uma barreira natural entre a praia e a lagoa.

Seja qual lagoa você queira visitar, um fato é certo: a conexão com a natureza e a observação da fauna e flora do lugar tornarão o passeio inesquecível. Se puder, programe-se para conhecer as três, afinal, você merece um descanso para contemplar essas belezas naturais que só têm aqui. Portanto, chame a família e os amigos e venha relaxar na Praia do Forte!