Comunicação Blog

Aberta a temporada das Baleias Jubarte na Praia do Forte

Esse é o período ideal para conhecer o comportamento e ver de perto uma baleia jubarte.

postado em 03 AGO 2021
Aberta a temporada das Baleias Jubarte na Praia do Forte

Compartilhe:

Para os amantes da natureza marinha, essa talvez seja a melhor época para aproveitar a Praia do Forte, na Bahia. Quem viaja para cá nesse período, de Julho a Outubro, pode presenciar Baleias Jubarte nadando pela nossa costa brasileira. 

Elas vêm da Antártida para acasalarem e se reproduzirem nas nossas águas, que são mais quentes e que facilitam a procriação, além de ser também, o momento de buscarem comida no trajeto. De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, estima-se que há cerca de 20 mil baleias dessa espécie no Brasil. 

 

O Instituto Baleia Jubarte 

Por ser um dos destinos mais frequentados pela espécie, é muito comum ter nessa época a prática da observação de baleias. Isto nada mais é do que um passeio de barco em que, dependendo do momento e da localização, você pode ver de perto uma baleia jubarte e saber um pouco mais sobre o comportamento dela. 

Vale ressaltar que, antes de começar o passeio para observar as baleias, são passadas algumas instruções e informações sobre o comportamento da espécie, como hábitos, alimentação e curiosidades. A equipe também passa orientações, como não jogar alimentos no mar e oferece dramin para os passageiros que costumam enjoar, uma vez que o barco passa por fortes ondas em alto mar. Em seguida, é feito um tour no Instituto, mostrando as réplicas em tamanho natural das baleias, exibindo o anfiteatro com computadores interativos, com projeções com informações sobre os mamíferos, e por fim, o tão esperado passeio de barco.

O horário de início do passeio é sempre às 9h e a duração pode variar, porque isso vai depender do tempo que o barco leva para encontrar as baleias, mas em média, o passeio tem duração de 3h30min e custa aproximadamente R$ 180 por pessoa. 

Para quem não sabe o Instituto Baleia Jubarte é uma organização que cuida para preservar e evitar a extinção dessa espécie, sendo responsável por monitorar e conservar para que as baleias permaneçam existindo e procriando em nossas águas. 


Outras programações em contato com a Natureza

Por ser rica em fauna e flora marinha, a Bahia é um lugar de preservação e valorização do ecossistema local. Além de ter ações de proteção às baleias jubarte, há também o Projeto Tamar que tem o intuito de promover a sensibilização e reforçar a ideia de preservação de 5 espécies de tartarugas marinhas.

 Outra programação que também ajuda na conexão com a natureza são os passeios, por exemplo, no Parque Klaus Peters e na Reserva do Sapiranga. Você pode contemplar o sol e a vegetação característica do local e ainda respirar ar puro com uma vista incrível. 

Se aqui já é um lugar maravilhoso em outras épocas, na temporada das baleias Jubarte ele é melhor ainda. Então, planeje sua viagem, veja as programações que você mais gosta e venha aproveitar tudo que a Praia do Forte tem para oferecer!