Comunicação Blog

Confira 9 atividades de ecoturismo em Praia do Forte

Conheça os benefícios dessa prática e as atividades que você pode fazer na Praia do Forte

postado em 03 MAR 2022
Confira 9 atividades de ecoturismo em Praia do Forte

Compartilhe:

O Brasil sempre foi um dos destinos mais procurados por estrangeiros quando o assunto é ecoturismo. Entretanto, com a pandemia, essa prática passou a ser mais aproveitada pelos próprios brasileiros, o que gerou uma maior demanda e consequentemente, uma maior aposta como tendência no pós-pandemia. 

O mais interessante é que esse crescimento não é de hoje, pois de acordo com o relatório realizado e apresentado pelo IBGE em 2020, a cultura e o turismo de natureza já eram o motivo de mais de 60% das viagens em 2019. E pelas belezas naturais e com a Covid-19, a previsão é que essa atividade se intensifique cada vez mais. 

E por falar em natureza e belezas naturais, a Praia do Forte está cheia. Por isso, escolhemos falar sobre o ecoturismo, os benefícios e a importância dessa prática e quais são as atividades desse segmento turístico que você pode fazer aqui. Vamos conferir?

 

O que é Ecoturismo?

Para quem ainda fica um pouco na dúvida sobre esse termo, o Ecoturismo nada mais é do que um estilo de turismo que envolve uma atividade alinhada com a preservação e a conservação do meio ambiente daquela região. 

Ou seja, toda a prática ou esporte que são feitos em contato com a natureza de forma sustentável podem ser considerados como ecoturismo e trazem benefícios para ambos os lados, tanto para a região, quanto para quem o pratica. 

 

Por que praticar?

Ao contrário do que muitos pensam, o ecoturismo não gera só vantagens para os seres humanos, afinal, ele também reforça a importância do meio ambiente e de certa forma, conscientiza as pessoas a valorizarem e buscarem a manutenção correta do próprio ecossistema. 

Já para as pessoas que realizam, têm benefícios tanto para a saúde do corpo, quanto para a mente. A maioria dos praticantes procuram essa modalidade como um meio de fugir do estresse ou de se conectar mais consigo mesmo. Todo mundo está de acordo que a natureza promove um efeito muito positivo em relação ao nosso bem-estar, não é mesmo?

 

O que fazer em Praia do Forte?

Não podemos falar de Praia do Forte e sem mencionar as paisagens incríveis, afinal é o nosso maior tesouro. Somos ricos não só em cenários paradisíacos, como também abrigamos uma grande biodiversidade seja na terra, na água ou no ar. 

E você pode conhecer por meio da prática de inúmeras atividades, desde um mergulho para conhecer a vida marinha até um vôo para ver de cima as nossas praias. E o mais legal é que aqui tem programa pra todos os gostos. Para quem gosta ou não de emoção, para quem quer mais relaxar ou até mesmo para quem deseja experimentar novos passeios. 

Tudo vai depender do seu objetivo e da sua personalidade e para te ajudar a escolher, vamos citar algumas atividades para você definir a que mais se adequa ao seu estilo e praticar. Dá uma olhada: 

 

Na Água

Mergulho: Com belas praias, temos o cenário perfeito para esta prática já que nossas águas são claras e com poucas ondas. Outro ponto que contribui é que em maré baixa, formam-se piscinas naturais o que facilita ainda mais a visibilidade debaixo d’água. Dá pra ver todo o ecossistema marinho que temos. Uma indicação que podemos dar de local para essa atividade é a Praia do Papa Gente que possui corais muito bonitos e que vale muito a pena conhecer esse universo. 

Surf: Cada praia tem uma característica específica o que favorece a diversificação tanto das atividades, quanto da dificuldade, como por exemplo o surf. Dependendo da experiência com o esporte, o surfista pode escolher diferentes profundidades e condições do mar. Mas para essa prática, indicamos a Praia do Lord. 

Stand Up Paddle: Se você gosta mais de tranquilidade, fique atento a essas duas indicações aquáticas. Nem só de praia se resume a Praia do Forte. Aqui também temos lagoas muito bonitas que favorecem a prática do Stand Up Paddle, como por exemplo, a Lagoa Aruá. 

Canoagem: Nesse mesmo lugar, também é possível praticar a canoagem e aproveitar o clima verde. Além disso, a canoagem também pode ser realizada na Lagoa Timeantube, que fica bem próximo do centro e da Vila Gastronômica. 

 

Na Terra

Trilhas: Para quem prefere praticar atividades em terra firme,  as trilhas são um dos programas mais procurados aqui em Praia do Forte. Sem contar que temos locais próprios que facilitam, como é o caso da Reserva Sapiranga que possui uma área preservada com 600 hectares de mata atlântica, oferecendo um total de oito trilhas que podem ser feitas a pé, de quadriciclo ou de bicicleta.

Corrida ou Caminhada: Para quem não quer desbravar e quer apenas caminhas, admirar a paisagem e sentir o contato com a natureza, uma corrida ou uma caminhada também podem ser feitas. E, é claro, que temos o local certo para isso. O Parque Klaus Peters tem 3,6 km de piso intertravado que favorece não só praticar a atividade, como também admirar o clima e, dependendo da hora, contemplar um belo pôr do sol. 

 

Quadriciclo: Para quem gosta mesmo de aventura sob rodas, as duas últimas dicas são as mais emocionantes. O passeio de quadriciclo pode ser feito em até duas pessoas e passa não só pelo meio ambiente, como também por lugares históricos, como é o caso do Castelo Garcia D’Ávila. 
 

Buggy: Esse é outro passeio que segue a mesma linha do quadriciclo, e que visita locais semelhantes, mas que muda o veículo. Tudo vai depender da sua preferência, mas a sensação de liberdade e de contato com o meio ambiente é tão gostosa quanto. 

 

No Ar

 

Vôo Parasail: Essa é a atividade que você vê Praia do Forte por um outro ângulo totalmente diferente, mais especificamente a aproximadamente 70 metros do chão. Nessa atividade, você fica sentado em uma cadeira acoplada em um paraquedas que é aberto com uma lancha em movimento. Irado, né?

Vale ressaltar que a maioria das atividades são oferecidas e acompanhadas pelas agências de turismo. Então é importante escolher qual você quer praticar e procurar um profissional responsável. Mas já adiantamos que todos valem muito a pena e a conexão com a natureza torna toda a experiência incrível. 

Então, venha para a Praia do Forte se conectar com o meio ambiente e experimentar o ecoturismo. Aqui tem toda a infraestrutura para você conhecer e se encantar pelas nossas belezas naturais. E se quiser saber mais sobre outras dicas de programas e passeios, fique ligado por aqui ou em nossas redes sociais, que tem sempre novas sugestões, ok? Até mais!