Se você está procurando um local para relaxar em meio a natureza, vai se apaixonar pela Cachoeira Dona Zilda.
Esse é um local que poucas pessoas conhecem em Mata de São João — o que proporciona um espaço tranquilo e calmo para passar o dia com família ou amigos. Tem uma natureza exuberante e águas bem tranquilas para banho.
Nesse artigo, você vai saber:
- Onde fica a cachoeira Dona Zilda?
- Como é a cachoeira Dona Zilda?
- Como chegar na cachoeira Dona Zilda?
E muito mais! Continue lendo para conhecer esse paraíso escondido no litoral baiano.
A Cachoeira Dona Zilda fica localizada em Açu da Torre, no município de Mata de São João na Bahia. Ela fica na praia de Imbassaí, a primeira praia da “Linha Verde”, a somente 10 quilômetros da Praia do Forte.
A atração fica dentro de uma propriedade privada, então, você precisa verificar o horário disponível para o passeio — em geral, das 08h e 16h, exceto às quarta-feira, quando o local não abre para visitação.
Assim que você chegar, precisará andar um pouco até chegar à cachoeira, mas a distância é bem curta.
Saindo de Salvador para a praia de Imbassaí, a distância é de cerca de 65 km — aproximadamente 1h30 de carro.
Nesse caso, o acesso é pela BA 099. Quando você avistar um posto de combustível com o nome de Imbassaí, você chegou na entrada. Depois, basta ir no sentido do povoado de Barro Branco e encontrar a cachoeira, que fica a cerca de 800 m do asfalto.
Caso não queira fazer o percurso de carro, existe também a opção do ônibus, que sai da Rodoviária de Salvador e realiza uma parada na estrada perto da cachoeira.
Agora, finalmente, a parte boa: a cachoeira. Sem dúvidas, vale cada minuto do passeio.
Para começar, tem a atração principal: a cachoeira. Ela possui uma queda d'água entre as pedras pequenas, formando um poço excelente para mergulhar e tomar um banho delicioso para revigorar as energias.
A natureza do local é exuberante. Tem a vegetação formada por coqueiros, cajueiros e outras vegetações nativas.
Esse é um passeio incrível para todo mundo, mas as crianças, com certeza, aproveitam bastante, já que a água e o espaço é tranquilo para brincar.
Para quem está indo de carro, o local oferece estacionamento para os visitantes e cobra uma pequena taxa para a manutenção do espaço.
Antes de ir para a cachoeira Dona Zilda, vale a pena separar alguns itens para poder levar e aproveitar mais o local, como:
- água;
- lanches;
- toalha ou canga;
- protetor solar;
- óculos de sol;
- boné ou chapéu;
- roupa de banho.
Lembre-se apenas de levar seu lixo quando sair do local.
Se quiser aproveitar o passeio para conhecer a praia de Imbassaí, que fica bem pertinho da cachoeira, pode aproveitar para fazer dois passeios!
Cercada por coqueiros, essa praia possui mais de 6 quilômetros de extensão com dunas de areia branca. Do lado do local, ainda tem um mangue, onde você pode tomar banho de água doce se quiser.
O local oferece uma ótima estrutura de barracas e bares para você aproveitar as tradicionais comidas baianas, como acarajé, moqueca de peixe e diversos outros.
Por ter um acesso mais restrito, a praia é bem tranquila.
Se quiser estender sua viagem para além da praia de Imbassaí, você pode aproveitar para ficar na Praia do Forte que fica bem pertinho da cachoeira Dona Zilda e conhecer os diversos outros pontos turísticos do local.
Além de conhecer a cachoeira, você pode:
- visitar o projeto Tamar;
- tomar sol em uma das maravilhosas praias da região;
- passear pela vila;
- fazer caminhadas ecológicas na belíssima Reserva Ecológica da Sapiranga;
- visitar a ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila;
- mergulhar na Lagoa Aruá;
- e muito mais!
Dessa forma, você consegue ter uma experiência bem mais completa no litoral baiano.
- Passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte
- Cansou de praia? Listamos 08 coisas para fazer em Praia do Forte sem precisar colocar o pé na areia!