Comunicação Blog

Descobrindo o Meliponário Pólen Dourado: Uma Aventura Ecológica em Praia do Forte

Descobrindo o Meliponário Pólen Dourado: Uma Aventura Ecológica em Praia do Forte

postado em 24 JAN 2024
Descobrindo o Meliponário Pólen Dourado: Uma Aventura Ecológica em Praia do Forte

Compartilhe:

O Meliponário Pólen Dourado, situado na comunidade de Malhadas, a 11km da Praia do Forte, oferece uma experiência única para os amantes da natureza e curiosos pelo mundo das abelhas. Este passeio é uma excelente alternativa para aqueles que desejam algo além das tradicionais rotas de praias.

O meliponário, criado por Daniel Candy, Rarison Lima e Ana Paula Santos, é um santuário para 16 espécies diferentes de abelhas nativas brasileiras sem ferrão. A visita guiada de 1h30 não só educa os visitantes sobre a fascinante polinização e a importância ecológica das abelhas, mas também oferece uma degustação de mel e outros produtos derivados. Este projeto foi criado, depois que os proprietários perceberam a deficiência de conhecimento sobre as nativas e o risco iminente de mortalidade das abelhas, por falta de conhecimento prévio sobre a importância delas para o meio ambiente.

Além da visitação, o meliponário também funciona como uma escola, ensinando sobre a cultura das abelhas. Com chalés para hospedagem e uma lojinha de meliprodutos onde são comercializados: Mel, própolis, pólen, sabonetes, repelentes naturais, creme de massagem com própolis, cremes corporais, velas de cera de abelha e muito mais. O local é um destino completo para aprendizado e relaxamento.

A abordagem do meliponário vai além da observação; oferece interações diretas com as abelhas, como a melipoterapia. Essa experiência proporciona aos visitantes uma conexão única com as abelhas, promovendo a superação de medos e o encontro da paz interior.

Posto Avançado da RBMA

O Meliponário Pólen Dourado é o primeiro no mundo a receber o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O título foi aprovado por unanimidade na reunião Extraordinária do Conselho Nacional da RBMA, em 2022. O Meliponário comprovou desenvolvimento nos três pilares da RBMA: Conservação da Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável e Conhecimento Tradicional e Científico.

COMO CHEGAR

Onde fica:  Comunidade de Malhadas, em Praia do Forte, Litoral Norte

Quanto:  R$ 15 a R$ 30  

Agendamentos e mais informações:  no perfil do Instagram @polendourado ou pelo Whatsapp (75) 99901-6466

O Meliponário Pólen Dourado não é apenas um passeio turístico, mas uma jornada enriquecedora no mundo das abelhas. Ele destaca a importância desses pequenos polinizadores para o equilíbrio ecológico e incentiva uma conscientização mais profunda sobre a preservação ambiental. O Meliponário é um convite para explorar a natureza de forma íntima e memorável, talvez até despertando em alguns o desejo de iniciar sua própria jornada de meliponicultura.