Comunicação Blog

Ecoturismo: a melhor combinação entre você e a natureza de Praia do Forte

Quem curte o contato próximo com a natureza precisa conhecer tudo o que Praia do Forte tem a oferecer

postado em 04 SET 2020
Ecoturismo: a melhor combinação entre você e a natureza de Praia do Forte

Compartilhe:

Um paraíso com sol o ano inteiro, deliciosas piscinas naturais e uma grande área de mata atlântica preservada com diferentes espécies de plantas e animais silvestres. Quem planeja uma viagem à Praia do Forte, no Litoral Norte baiano, a 80 quilômetros de Salvador, às vezes esquece que esse é um dos destinos do Brasil que oferece aos seus visitantes diversas opções de passeios de ecoturismo.

A área repleta de projetos de preservação ambiental, tais como o Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte, Reserva Ecológica Sapiranga e projetos de conservação do patrimônio histórico e cultural fazem com que a Praia do Forte seja um destino cobiçado pelos amantes do ecoturismo, especialmente daqueles que amam a prática do mergulho. Quer conhecer as opções seja na terra, na água ou no ar para contemplar a natureza em Praia do Forte? Siga a leitura!

Trilhas

Para os que preferem esportes em terra firme, as trilhas da região são cheias de boas surpresas. A principal região para as caminhadas ecológicas é a Reserva de Sapiranga, uma área de proteção ambiental com 600 hectares de Mata Atlântica e oito diferentes trilhas que podem ser exploradas a pé, de bicicleta, a cavalo ou de quadriciclo, sempre em companhia de biólogos. Entre as maravilhas que podem ser encontradas por lá, os destaques vão para as espécies nativas da flora e da fauna da região, além de banhos no rio Pojuca, Terebu e Sapiranga. Os passeios são organizados por agências locais.

Também é possível fazer trilha no Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte - Parque Klaus Peter. O local é uma Unidade de Proteção Integral e tem como objetivo básico a preservação da natureza, sendo admitido o uso indireto dos seus recursos naturais. Além de áreas de lazer para a população, é também importante local de preservação e contemplação da Natureza, um refúgio para plantas e animais que hoje quase não têm espaço em cidades. No parque é possível fazer atividades de educação ambiental, ecoturismo, pesquisa científica ou simplesmente uma visitação.

Vôo de parasail

Toda a beleza da Praia do Forte pode ser apreciada do alto, em emocionantes passeios de parasail (paraquedas rebocado por lancha). A aventura dura dez minutos e depende das condições do tempo. Certamente, a vista lá do alto e a sensação de liberdade são inesquecíveis.

Surf e Mergulho

As lindas piscinas da Praia do Papa Gente chegam a uma profundidade de 7 metros em alto mar e 3 metros mais próximo a orla. Seus corais são a casa de diversos peixes coloridos, siris, caramujos, polvos e até mesmo tartarugas. Toda essa bela vida marinha pode ser observada com uso de snorkel.

Em outra oportunidade, já falamos aqui no nosso blog como Praia do Forte é um destino bastante procurado pelos surfistas por causa das suas ondas, formadas pela quebra no fundo de coral do mar.

Agora que você sabe mais sobre o ecoturismo em Praia do Forte é só programar a sua viagem e aproveitar tudo de melhor que a natureza tem a oferecer!