O projeto preguiça-de-coleira será lançado nos dias 14 e 15 de março em Praia do Forte

Será lançado no dia 14 de março, às 17h30, no Tamar, o Projeto Preguiça-de-Coleira, uma realização do Instituto Tamanduá, com apoio da Prefeitura de Mata de São João e financiamento da Concessionária Litoral Norte – CLN. Essa é a primeira ação de monitoramento realizada na região voltada à preservação da preguiça-de-coleira e tem como objetivo preservar o animal, que se encontra em extinção.

No sábado (14), acontece o evento para convidados no Projeto Tamar em Praia do Forte, e no domingo (15), o lançamento será voltado para a comunidade da Sapiranga, com uma feijoada para os participantes e comunidade local.

Após levantamento inicial e com base nos dados de relocação da espécie, realizado pelo Parque Klaus Peters, as atividades de pesquisa vão ocorrer na Reserva Sapiranga. A pesquisa vai monitorar o comportamento do animal e vai contar com uma equipe multidisciplinar envolvendo biólogos, veterinários e pedagogos, além de instituições como a FIOCRUZ, UESC e equipe do Instituto Tamanduá.

“O projeto irá levantar as áreas de ocorrência e entender as principais ameaças que acometem à preguiça-de-coleira, visto que das seis espécies existentes no mundo, duas estão ameaçadas de extinção”, explica o Coordenador de Unidades de Conservação Fábio Lima. Esta é uma espécie que tem ocorrência na Mata Atlântica. “Iremos integrar um conjunto de ações de pesquisa e educação ambiental que resultará em subsídios para criação de um plano de ação para a conservação da espécie”, pontua Fábio.

Além das atividades técnicas de pesquisa, um dos objetivos é realizar o plantio de espécies da flora a qual as preguiças se alimentam com maior frequência. As mudas do reflorestamento serão fornecidas pela CLN juntamente com a prefeitura de Mata de São João, que são parceiras em todas as etapas do projeto.

Os trabalhos de campo, que acontecem de 9 a 29 de março visam capturar as preguiças para instalação dos colares de monitoramento, o que vai gerar informações sobre a localização e aspectos comportamentais dos bichos.

Atividades Socioambientais

“Realizaremos um curso de formação de condutores ecológicos, ao mesmo tempo que estamos formalizando uma parceria com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), para a implantação da Universidade para Todos na região. O objetivo é fomentar a entrada dos jovens nas universidades públicas e consequentemente, incentivar a formação de novos pesquisadores”, declara a gestora e educadora ambiental do Instituto Tamanduá, Érica Deiró.

 

 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mata de São João

Compartilhe

Newsletter

Descubra antes de todos as novidades que fazem deste lugar um paraíso inesquecível.

Publicações Recentes