Comunicação Blog

O que fazer na Vila em Praia do Forte?

Se você tem vontade de conhecer a vila na Praia do Forte, mas ainda fica na dúvida sobre o que fazer, confira aqui algumas das opções e monte seu roteiro.

postado em 11 AGO 2021
O que fazer na Vila em Praia do Forte?

Compartilhe:

Um dos destinos mais procurados no estado da Bahia, a Praia do Forte recebe turistas o ano inteiro. Seja no verão ou no inverno, o clima quente permanece e você pode aproveitar todas as programações que são oferecidas no local. Desde programas com aventura, culturais ou em contato com a natureza, até os mais leves e tranquilos. Aqui tem sugestão para todos os gostos, independentemente da preferência. 

Mas hoje vamos falar sobre o lugar mais charmoso e sofisticado daqui, a vila. Como a gente mesmo fala, ela é o coração, é o point da Praia do Forte. Nela acontecem programas para todas as idades e a qualquer hora do dia ou da noite, com atividades para as crianças até as atrações mais badaladas. 

 

História

Antigamente a Vila era um ponto de encontro dos pescadores que atracavam seus barcos de pesca na Praia, que atualmente chamamos de Praia do Porto. Na verdade, essa região era apenas uma aldeia que hoje ainda mantém o clima rústico da época, além dos barcos coloridos que ainda compõem o cenário local. 

Além de possuir belezas naturais capazes de encantar qualquer um, a Vila tem uma infraestrutura completa com opções de lazer, serviços, produtos e, é claro, uma gastronomia para ninguém botar defeito. Uma curiosidade sobre o local é que só se pode transitar pela Vila a pé, de bicicleta ou com os famosos Bicitaxi. 

Para te ajudar a aproveitar melhor a Vila e tudo que ela tem para oferecer, a gente decidiu trazer alguns programas que você não pode deixar de fazer aqui. Nessa lista tem para todos os gostos, então pode ficar tranquilo que aqui tem atividade para a família toda. Bom, depois de todas essas informações, vamos ao que interessa...

 

Igreja São Francisco de Assis

Se você é daquelas pessoas que gosta de conhecer a história do local vai gostar de visitar a praça principal para se inteirar sobre a Igreja de São Francisco de Assis. A igrejinha, como chamamos, foi construída, pelos pescadores, em 1900 com um estilo colonial, para homenagear e adorar seu santo protetor Francisco de Assis, protetor dos animais. Ela possui uma beleza simples, rústica e encanta todos que passam por ela. Vale muito a pena conhecer!

 

Praia

Em frente à Igreja é possível ver e conhecer a Praia do Porto, com os barcos atracados e uma vista digna de obra de arte. É um local perfeito para fazer fotos lindas e apreciar a paisagem, sentado na areia com a família ou com os amigos. Lá também você encontra diversas barracas vendendo aquelas iguarias baianas de dar água na boca. 

 

Restaurantes

Gosta de tempero? Então você vai amar a comida baiana. Uma experiência marcante para quem prova essas delícias. E para agradar todos os gostos, a Vila não só abriga restaurantes de comida baiana, como também oferece pratos de comida regional e internacional, com massas, carnes, peixes, frutos-do-mar, além de opções veganas e, claro, sobremesas incríveis. Se tiver alguma dúvida sobre o que comer e onde comer, confere aqui a lista que fizemos com todas as opções de locais para você.  

 

Lojinhas

Quem nunca visitou algum lugar e comprou lembrancinhas para a família toda? A Vila possui várias lojas, de grife a lojas regionais, vendendo artesanato, roupas, calçados, brinquedos, acessórios, roupa de praia e cangas. Confira a lista que separamos com algumas opções para ir às compras!! 

 

Projeto Tamar

Por último, no final da Vila, tem o Projeto Tamar, que você, com certeza, já deve ter ouvido falar. Desde 1982 o projeto atua em Praia do Forte, tanto na luta pela preservação das espécies de tartarugas-marinhas, quanto na conscientização e na educação ambiental. No espaço é possível conhecer e ver de perto 5 espécies, sendo: Tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-couro, tartaruga-verde e tartaruga-oliva. Além de, conferir mais informações e curiosidades sobre elas no museu com exposições, fotos, vídeos e até réplicas desses animais.

Viu como aqui tem programação para todos os gostos? E olha que a Vila é só um pedacinho da Praia do Forte. Ainda tem muita programação para fazer e lugares para conhecer aqui. Portanto, chame a família e os amigos, arrume as malas e venham ter essa experiência e vivenciar bons momentos no litoral norte da Bahia!!!