Comunicação Blog

Passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte

Descubra as melhores opções de passeios para portadores de necessidades especiais em Praia do Forte e se divirta!

postado em 21 JUL 2022
Passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte

Compartilhe:

Você ainda não conhece as opções de passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte?

Famoso por suas praias e hotéis, o distrito também oferece outras opções de entretenimento para os seus visitantes, inclusive aqueles que são usuários de cadeira de rodas.

Para evitar frustrações durante o passeio e te ajudar a montar um ótimo roteiro, separamos os principais passeios para portadores de necessidades especiais em Praia do Forte. Boa leitura!

Passeio pela vila

Um dos destinos mais famosos de Praia do Forte, a vila concentra os principais bares, restaurantes e lojas da região — permitindo que o turista explore o local e se divirta bastante.

Com entretenimento para todas as idades e até altas horas da noite, outra vantagem da vila é sua acessibilidade.

A sua acessibilidade permite que os turistas com cadeiras de rodas possam passear pelas ruas com tranquilidade, pois o trânsito de veículos é proibido na região. Além disso, o calçamento das ruas não é de paralelepípedo, diminuindo o desconforto e trepidações da cadeira. Outro ponto positivo é que grande parte dos restaurantes possuem acesso com rampas para usuários de cadeira de rodas.

Na vila, você também pode conhecer a charmosa Igreja São Francisco de Assis, que fica bem em frente ao mar, formando uma ótima paisagem para fotos.

Centro de artesanato

Fundado em dezembro de 2015, o Centro de Artesanatos é outra opção de passeio em Praia do Forte.

Nos mais de 50 boxes do prédio você encontra inúmeras opções de trabalhos artesanais, que retratam a cultura e costumes locais, como:

Artesanatos em madeira, coco e papel machê; 

Roupas de moda praia feitas de crochê;

Bolsas de palha;

Brincos, pulseiras e colares trabalhados com sementes, miçangas e capim dourado.

Além disso, no Centro você também encontra itens da culinária regional, como produtos produzidos por abelhas, óleos naturais, verduras frescas e frutas típicas.

O Centro de Artesanato está localizado na Rua dos Benvindos e funciona todos os dias, das 9h às 21h.

Visita ao Projeto Tamar

O destino mais popular de Praia do Forte não poderia ficar de fora da nossa lista de passeios na região!

Com algumas facilidades para os usuários de cadeira de rodas, o espaço de proteção ambiental permite que os visitantes interajam e conheçam as espécies de tartarugas marinhas que visitam as nossas águas.

No espaço, também é possível admirar outros animais aquáticos, como arraias e tubarões. Contudo, durante a visita recomendamos evitar os locais com areia, pois dificulta a locomoção das cadeiras não adaptadas.

O Projeto Tamar fica localizado na Avenida Farol Garcia D'Ávila e funciona de terça a domingo, das 11h  às 17h.

Instituto Baleia Jubarte

Desde 2004 os visitantes de Praia do Forte podem aprender mais sobre as baleias-jubarte, realizando uma visita no Instituto Baleia Jubarte.

No espaço você encontra essas atrações:

Réplicas em tamanho natural;

Painéis interpretativos com imagens incríveis;

Esqueleto de jubarte adulta;

Auditório com projeção contínua de vídeos;

Mini Réplicas sobre outros cetáceos;

Espaço kids;

Playground.

Outro diferencial desse passeio é a assistência de jovens monitores durante a visita, que realizam o atendimento dos turistas e tiram todas as dúvidas.

O espaço fica localizado na Avenida do Farol e funciona de terça a domingo, das 09h às 17h30.

Parque Klaus Peters

A primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia é uma das opções de passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte!

O Parque Klaus Peters é reduto de mais de 180 espécies de aves e um excelente passeio para os observadores de aves.

Ao longo dos seus 254 hectares você encontra dunas e lagoas bem preservadas — algumas ainda desconhecidas por parte dos turistas!

O Parque Klaus Peters funciona diariamente das 06h às 18h, com entrada gratuita.

Castelo Garcia D'Ávila.

O Castelo Garcia D’Ávila é um dos passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte mais culturais dessa lista.

Com rampas de acesso, ao invés de escada, o espaço permite que os visitantes com cadeiras de rodas sejam deixados de carro nas proximidades das ruínas — facilitando ainda mais o acesso.

Ainda assim, como as ruínas da casa da torre são construções muito antigas, é importante observar que podem haver lugares no espaço de difícil ou impossível o acesso com cadeiras de rodas.

Não deixe de aproveitar o Video Mapping, nova atração do Centro Cultural Castelo Garcia D’Ávila, a projeção mapeada nas ruínas! Com um show de sons e imagens, a história da Saga dos Garcia é narrada para os espectadores.

Gostou dessas opções de passeios para usuários de cadeira de rodas em Praia do Forte? Não deixe de acompanhar nosso blog para descobrir novas dicas do que fazer no distrito.

Conheça outras opções de passeios:

7 passeios em Praia do Forte para fazer no Dia dos Pais

Onde comer uma boa Moqueca em Praia do Forte

Turismo de observação de pássaros: veja onde praticar em Praia do Forte