Na manhã da última sexta-feira (10), o Prefeito Marcelo Oliveira se reuniu com moradores e empresários da Alameda da Lua, na Praia do Forte, para apresentar o projeto de qualificação da mesma. O objetivo é transformar a rua em um novo espaço de comércio e circulação de turistas, para dividir o fluxo com a Alameda do Sol, que fica paralela.
Os moradores conheceram o projeto arquitetônico e as maquetes digitais. A rua contará com novas pavimentação e iluminação, além de jardins e de uma praça com anfiteatro e quiosques, no espaço onde funcionava o Infocentro, em frente ao Mercado de Artesanato. As obras começam ainda neste mês.
Marcelo Oliveira explica que, a depender do empenho, dos cuidados e da parceria dos moradores com a Prefeitura, a rua será transformada em uma nova alternativa de passarela turística, assim como é a alameda principal.
Valorização – “Com a requalificação, a Alameda da Lua ficará atraente e, naturalmente, os imóveis e os alugueis serão mais valorizados e novos comércios se instalarão. Nosso desejo é que ela divida o protagonismo da Praia do Forte com a Alameda do Sol”, explica o prefeito.
A prefeitura busca equivaler a valorização da alameda (tradicionalmente chamada de rua de trás) com rua principal (rua da frente). De acordo com o empresário e nativo da localidade Fábio de Paula, a média de preço dos pratos que serve no seu restaurante, na Alameda da Lua, é cerca de 20% a 30% mais barata do que os restaurantes da rua da frente.
Parceria – Porém, para que o projeto seja exitoso, o prefeito destaca a importância da colaboração dos moradores. “Precisam zelar pelos equipamentos e por suas casas”, diz.
“Precisam entender que a rua pode se transformar em espaço para receber visitantes, gerar empregos e aumentar a renda da população. Precisam mudar alguns hábitos, como músicas em alto volume, que, ao invés de atrair o turista, afugenta”, explana o gestor.
Morador da Alameda da Lua há cerca de 30 anos, Gil Robson Daebs mostrou-se entusiasmado com o projeto e selou compromissos com o prefeito, junto com outros moradores. Entre eles o de cuidar da conservação e da organização dos espaços e o de mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância da transformação da rua, não só fisicamente, mas também culturalmente.
As obras começam ainda em agosto e ficam prontas já para o Verão. O prefeito pediu também a parceria dos moradores durante o período de construção, para minimizar os transtornos naturais das obras e fazer com que ela seja concluída o mais rápido possível.
Marcelo Oliveira explica ainda que a equipe da Secretaria de Obras terá a sensibilidade para fazer com que os transtornos naturais das intervenções na rotina dos moradores, sobretudo dos comércios, sejam minimizados durante este período.
—
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mata de São João
Yordan Bosco