Comunicação Blog

Saiba o que fazer nas férias em Praia do Forte

Está precisando descansar e aproveitar esse período de férias de início de ano? Confira dicas de programação para curtir muito em Praia do Forte.

postado em 10 JAN 2022
Saiba o que fazer nas férias em Praia do Forte

Compartilhe:

Janeiro é o mês das férias escolares, além de ser o período em que muita gente escolhe viajar. E, é claro, que isso lembra diversão, afinal depois de tanto trabalho e tantos desafios diários, você merece descanso, certo?

Momento perfeito para programar uma viagem em família e com os amigos. Então, para te ajudar a aproveitar esse tempo da melhor maneira, separamos algumas dicas de passeios aqui em Praia do Forte para você colocar no seu roteiro.

Temos diversas programações para agradar todos os gostos, que vão desde a prática de alguns esportes ou em contato com a natureza até programa cultural, histórico ou gastronômico. Se você está precisando de um lugar para relaxar e viver momentos inesquecíveis, a hora é  agora. Anota aí as dicas! 


Esportista nato!

Se você ama atividade física e curte praticar esportes, aqui é o seu lugar. Além de trazer benefícios para o corpo, auxilia também no bem estar da mente, afinal, quem não quer se exercitar com essas belas paisagens de cenário, né? 
 

São diversas modalidades de atividades que podem ser praticadas em Praia do Forte, dentre elas: 

  • Surfe
  • Mergulho
  • Stand Up Paddle
  • Canoagem 
  • Corrida ou caminhada 
  • Ciclismo
  • Yoga

Desbravando a Mata Atlântica 

Gosta de aventura em contato com a natureza? Então, as trilhas em Praia do Forte são perfeitas para você! A Reserva do Sapiranga possui 600 hectares de Mata Atlântica e oferece 8 tipos de trilhas para se aventurar e se conectar com o meio ambiente.

Essas trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta. E para quem já está acostumado a fazer percursos longos de bike, tem a trilha Praia do Forte até Imbassaí, com aproximadamente 40 km de extensão. 

 

Praia e Sol! 

Se você é do time que curte praia e sol, não podia estar em outro lugar! Temos praias maravilhosas com paisagens incríveis tanto para curtir com a família e os amigos, quanto para tirar fotos. São elas:

Cada uma possui uma particularidade, então a dica especial é que, se possível, visite todas para entender cada uma e tirar suas próprias conclusões sobre quais você mais gostou. Além disso, vale ressaltar que o pôr do sol também é incrível, então, vale muito a pena essa experiência. 

 

Visita às lagoas

Ao todo são 3 lagoas que você pode visitar e passar um dia totalmente diferente, em um cenário lindo e, o principal, bem próximo da natureza. Sensação melhor que essa, não há. Cada um tem sua característica, ou seja, vale colocar no seu roteiro para vivenciar as três, que são: 

  • Lagoa Timeantube (Praia do Forte)
  • Lagoa Aruá (Praia do Forte)
  • Lagoa Jauara (Entre Praia do Forte e Imbassaí) 

 

Fazem parte da nossa história 

Se você é daqueles que visita um lugar e quer saber mais sobre como ele foi construído, quais as histórias sobre a sua fundação, quem vivia ali e quais eram os costumes, não pode deixar de programar sua ida ao Castelo Garcia D’Ávila. Além de lindo, ele marca o importante período de Praia do Forte. 

Você consegue ver as ruínas, a Gameleira (árvore centenária) e a Igrejinha, que faz parte do Castelo, além de um museu totalmente novo com recursos de mídia que torna a visita ainda mais interessante. Agora também tem novas atrações como Mapping, Sonora na Gameleira e Capela.

Outro local que você precisa dar uma passada é a Igreja de São Francisco de Assis. Localizada ao final da Vila Gastronômica, ela foi construída pelos pescadores e hoje encanta turistas e fiéis que passam por ela para ir ao Projeto Tamar, que é a próxima sugestão de atração. 

 

Preservação do meio ambiente local

Pela natureza ser um dos principais pontos de Praia do Forte, a região é rica em fauna e flora que são específicas daqui. Por isso existem projetos que incentivam a preservação de espécies de animais, como as Tartarugas-Marinhas e as Baleias Jubarte. 

O Projeto Tamar realiza diversas ações lindas para desenvolver a educação e a conscientização de todos sobre a proteção de 5 espécies de Tartarugas-Marinhas. Há tanques, aquários e espaços temáticos que trazem informações sobre esses animais, além de você conseguir ver de perto cada uma delas. 

Já o Instituto Baleia Jubarte, como o próprio nome diz, promove a conscientização da preservação dessa espécie. O local também é  lindo e cheio de detalhes e curiosidades sobre esse mamífero. Há períodos do ano em que é  possível fazer a observação de baleias, também orientado pelo projeto. 

Além desses dois locais tem o Parque Klaus Peters, que é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de todo o Litoral Norte baiano. O parque possui mais de 3,5 km de piso intertravado para você andar de bike ou ainda fazer uma caminhada. Para os românticos, é possível fazer também um piquenique e contemplar o pôr do sol junto com o crush. 

 

Gastronomia de dar água na boca

Se tem um setor cheio de opções em Praia do Forte é o gastronômico. A Vila possui uma infraestrutura completa com diversos bares, restaurantes e cafés. Há cardápio para todos os gostos, que vai desde massas, até frutos do mar, carnes e petiscos. Isso sem contar as sobremesas deliciosas e as bebidas e drinks.

Dá para se programar e experimentar cada dia um tipo de comida diferente. São mais de 50 estabelecimentos para você escolher e se deliciar, afinal, quem não quer provar o tempero baiano né? 

Programação tem de sobra para esses feriados prolongados. Por isso, já prepare as malas, planeje seu roteiro e venha descansar e aproveitar o melhor da Praia do Forte. Não tem nada que pague esse momento para relaxar, se conectar com a natureza e viver essa experiência aqui. A Praia do Forte espera por você!