Comunicação Blog

Tour sobre duas rodas: Conheça a Praia do Forte em um passeio de bike com a sua família

Já passou pela sua cabeça conhecer os principais pontos turísticos da Praia do Forte sobre duas rodas? Confira as opções de tour para você aproveitar!

postado em 25 MAI 2021
Tour sobre duas rodas: Conheça a Praia do Forte em um passeio de bike com a sua família

Compartilhe:

Dos diversos meios de se conhecer os pontos turísticos na Praia do Forte, o de bike é um dos melhores, com toda certeza. Além de praticar exercício físico é também uma maneira de se conectar mais com a natureza, a fauna e a flora do lugar. Já imaginou pedalar até o Parque Klaus Peters e contemplar o pôr do sol? Ou ainda poder ir de bicicleta conhecer as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila? 
 
Esses passeios não só são possíveis, como também têm toda uma infraestrutura para tornar esse programa ainda mais especial e para que você possa conhecer a vila e os pontos turísticos de bike. 
 
Para te ajudar a programar todos os passeios quando você vier, decidimos aproveitar esse momento para te contar um pouquinho de cada tour e facilitar a sua escolha na hora de passar as férias em família aqui, na Praia do Forte. Afinal, sabemos que as belezas naturais e os pontos turísticos são muitos para conhecer em pouco tempo, e está aí mais um motivo para juntar o bem estar da bike com a contemplação da natureza, aproveitando ao máximo o tempo da sua viagem. 
 
Separamos 3 tours para você conhecer desde os pontos turísticos voltados para o meio ambiente, como também os lugares históricos para você entender um pouco mais sobre o passado e as memórias desse estado que une amor e natureza, com um toque de tempero que só a Bahia tem. Então, vamos ao que interessa:
 

Tour pelo Parque Klaus Peters - Reserva Restinga e Mar

O passeio começa em frente a lagoa Timeantube | Tivoli Ecoresort e segue em direção ao Klaus Peters que é a primeira unidade de conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia. Com  quase 265 hectares, o parque faz parte de um corredor ecológico, onde engloba áreas úmidas, restinga e dunas bem conservadas. 
 
Ele possui uma trilha de 3,6 km feita em piso intertravado, contendo placas informativas sobre a fauna e flora característica do ecossistema local. O trajeto pode ser feito de bike ou ainda através de uma caminhada, contemplando a natureza no caminho.
 
No lugar podem ser vistas também mais de 180 espécies de aves, sendo algumas em extinção, além de ter orquídeas que só são encontradas nesta região. Além disso, ainda abriga dunas e lagoas bem preservadas e desconhecidas por grande parte dos turistas. 
 
 
Conheça a Portomar e a Ecobike

Tour pela Lagoa Timeantube

 
Para os amantes da natureza, essa trilha é perfeita, já que o contato com o ecossistema local é maior. São inúmeras espécies de fauna e flora para você observar. Tudo começa pela aventura de atravessar a lagoa de canoa. 
 
Já na lagoa, você pode observar aves e alguns répteis característicos da região e também conhecer sobre a flora local. Logo depois de atravessar a lagoa em uma canoa canadense, você desembarca na Ilha dos Pássaros para começar a trilha na restinga. Após esse passeio, você pode conhecer também de bike, a unidade de conservação que termina na Praia do Lord.
 

Tour pela Reserva Sapiranga 

 
Para quem gosta de aventura, esportes radicais e mountain bike essa é a ideal. As trilhas são próprias para Bike em mata fechada, sem muita inclinação de subida. A reserva possui 600 hectares de mata e além de poder contemplar todo o verde, tem também fauna diversificada.
 
Ao total, são três opções de trilhas ativas bem sinalizadas, com placas verdes. A de Sapiranga a mais curta, possui 30 metros, e a Trilha Longa a maior de todas, tem 10 km de extensão. 
 

Tour pela vila de Praia do Forte

 
O que antigamente era uma aldeia de pescadores, hoje chamamos orgulhosamente de Praia do Forte, um local que mistura características rústicas bem preservadas com um toque de requinte e modernidade. Iniciando pelo centro da Vila você já poderá ver o comércio com as lojas e a Igrejinha de São Francisco de Assis, que foi construída pelos pescadores em 1.900. 
 
Logo em frente, você poderá aproveitar e visitar o Projeto Tamar, uma instituição conservacionista, que tem o objetivo de preservar as tartarugas marinhas. Ao total são 5 espécies que podem ser vistas neste local. Além de conhecer um pouco mais sobre as tartarugas, você pode conferir também o Instituto Baleia Jubarte, uma unidade que luta pela preservação das baleias desta espécie. 
 

Tour pelo Castelo Garcia D’Ávila

Semelhante ao Tour pelo Parque Klaus Peters, a saída ocorre em frente a lagoa Timeantube | Tivoli Ecoresort ou ainda pela entrada de Praia do Forte, na rua entre o Hiper Ideal e o DISEP - Posto Policial e segue em direção a um dos pontos turísticos mais importantes, que marca a história da Praia do Forte, a grande ruína da Casa da Torre de Garcia D’Ávila. Esse é um dos principais monumentos, que foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro em 1938. 
 
O Castelo Garcia D’Ávila foi considerado a primeira grande construção portuguesa no Brasil, iniciada em 1551, como o próprio nome já diz, por Garcia D’Ávila,  que havia chegado dois anos antes no estado. A Capela de São Pedro é a parte mais antiga desta construção, que foi considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura militar no país. 
 
Denominada atualmente de Capela de Todos os Santos, o local deu origem à sede, que só foi terminada em 1624 e que na metade do século XIX já se apresentava de forma degradada. Apesar de serem consideradas ruínas, o local é lindo, e comumente utilizado para fazer fotos e vídeos perfeitos antes do pôr do sol. Além disso, no Castelo fica disponível também um vídeo, contando tudo sobre a sua história. Vale muito a pena conferir e aproveitar a luz natural para tirar fotos incríveis!
 
A Praia do Forte possui belezas naturais de tirar o fôlego, que você não pode deixar de visitar. Aproveite, planeje a sua viagem e prepare a bike para curtir toda essa maravilha sobre duas rodas. São diversos passeios para todos os gostos. Convide a família e os amigos e venha ter essa experiência incrível que une aventura e natureza em um lugar só. Venha para a Praia do Forte! Esperamos por você