Turismo de observação de pássaros: veja onde praticar em Praia do Forte

Cada dia mais os setores da sociedade estão buscando se relacionar melhor com a natureza e no setor turístico não é diferente. O turismo sustentável é uma modalidade que tem essa premissa e que está muito em alta, principalmente depois da pandemia da Covid-19, afinal, muitas pessoas, por terem ficado trancadas em casa por muito tempo, sentiram falta do contato com o meio ambiente. 

Quem não ficou com saudades de curtir uma praia, fazer uma trilha ou praticar algum esporte em contato com a natureza? O ecoturismo disparou principalmente no Brasil por causa das belezas naturais e da biodiversidade e uma modalidade que se destacou muito foi o turismo de Observação de Pássaros. 

Também conhecido como Birdwatching, essa atração turística tem crescido muito no nosso país e hoje vamos dar mais detalhes sobre essa prática, explicar como funciona e, principalmente, dar dicas sobre quais os melhores lugares que você pode realizar essa atividade aqui em Praia do Forte. Vamos lá?

 

O que é Birdwatching?

O Birdwatching ou birding nada mais é  do que o ato de observar aves, que é praticado no mundo todo há muito tempo, mas que só nos últimos anos virou tendência. No Brasil, essa atividade já ganhou mais de 30 mil adeptos e atrai não só brasileiros como também estrangeiros pela diversidade que temos no nosso ecossistema. 

Como parte do ecoturismo, a observação de aves também tem a característica de trazer benefícios para a comunidade local e geração de renda e investimento para a manutenção do habitat natural dessas espécies. 

Além de movimentar a economia, através da geração de empregos, o Birdwatching contribui também para o local de observação e toda a rede hoteleira precisa estar preparada para receber esse público e tornar possível essa prática sem que haja impacto negativo no meio ambiente. 

Já para o turista, os benefícios são o conhecimento sobre a fauna e flora local e contribui para a saúde e bem estar já que essa experiência de contemplação das aves traz alegria, permite fazer amizades e ainda ampliar a visão de mundo e de tudo aquilo que está ao nosso redor. Isso sem contar que estimula e conscientiza a preservação das aves e, consequentemente, evita que algumas espécies entrem em extinção. 

 

Como funciona?

Para quem não está acostumado, observar pássaros não é uma atividade comum, mas vale muito a pena. Essa prática é feita de maneira cuidadosa e silenciosa, afinal os pássaros não devem sentir que seu habitat está sendo invadido por humanos. 

Dessa forma, sem muitos barulhos, é mais fácil presenciar a interação entre as espécies de maneira natural. Para que a experiência seja a melhor possível, há algumas sugestões de atitudes que contribuem para atingir esse objetivo. São elas:

Leve equipamentos adequados, como binóculos para conseguir ver algumas aves menores com mais riqueza de detalhes.

Se for levar câmera, verifique se o obturador dela faz muito barulho e, é claro, não utilize flash. Isto vale também para caso queira tirar fotos com o celular.

Escolha roupas com cores discretas, de preferência combinando com o ambiente, como se estivesse “camuflado”.

Ao  fazer a trilha ou ao avistar algum pássaro, evite fazer movimentos bruscos ou produzir sons muito altos.

Se puder, opte por ter um guia especializado para te acompanhar. Vai facilitar na hora de observar e de caminhar pela trilha.

 

Onde praticar em Praia do Forte?

Nem só de praia vive a Praia do Forte. Aqui também tem cenários incríveis de mata, com natureza rica em fauna e flora. Um dos lugares que mais favorecem a prática da observação de aves ou Birdwatching, é a floresta do aruá que possui Mata Atlântica, remanescente em uma área de aproximadamente 943 hectares. 

O local se conecta com duas grandes florestas, a Reserva Ecológica de Sapiranga e a Reserva Camurujipe, e abriga uma grande diversidade de aproximadamente 100 espécies de aves. 

O passeio promete toda uma experiência para o visitante e é feito com a Aruá Observação Aves/ Natureza, que oferece a observação, a trilha noturna, banho de lagoa, hospedagem e muito mais. O programa tem duração de 2 a 3 horas.

Para você que quer aventura e contato com a natureza, a Praia do Forte é o lugar ideal para visitar e ter experiências incríveis como essa. Então, corra, faça as malas e venha para cá curtir e aproveitar muito com a família e os amigos. Se você quiser mais dicas de passeios e roteiros, não deixe de seguir nossas redes sociais. 

Ah, e fique ligado aqui no nosso blog também, porque tem sempre indicações de atividades, onde ficar, onde comer e tudo que você precisa saber sobre esse lugar lindo que é a nossa Praia do Forte, afinal, quem conhece se encanta. Até a próxima!

Compartilhe

Newsletter

Descubra antes de todos as novidades que fazem deste lugar um paraíso inesquecível.

Publicações Recentes