Passeios Turismo de Observação de Baleias

A ideia de avistar de perto o comportamento surpreendente das baleias jubarte em paraísos como Praia do Forte tem conquistado turistas de todo o mundo. Uma aventura cheia de encanto, o turismo de observação de baleias (whalewatching) cresce em todo o planeta como consequência direta do fim das atividades de caça e do aumento gradual da população de jubartes. A causa é nobre: sensibilizar a população, por meio da avistagem das baleias em alto mar, para a importância da conservação da espécie.

Entre as vantagens estão mínimo impacto ambiental; caráter educativo; renda para locais remotos ou de pouca atividade comercial; incentivo ao setor hoteleiro e turístico; geração de empregos; contribuição para pesquisa científica e sensibilização da população para o desenvolvimento sustentável. Se por um lado o turismo de observação é uma eficiente ferramenta de conservação das baleias, agregando valor econômico à sua proteção, por outro lado é preciso que a atividade seja mantida sob constante monitoramento e rígida fiscalização, para que não ocorram perturbações indevidas aos animais - ainda mais que, na maioria das vezes, o turismo é feito em áreas de reprodução.

No Brasil, a prática é regulamentada por uma Portaria do IBAMA que estabelece normas para prevenir e coibir o molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras.

O Projeto Baleia Jubarte monitora estes passeios, conscientiza operadores e guias para a importância de se respeitar as regras que garantem o bem-estar das jubartes e também de outras espécies marinhas e recebe, na Praia do Forte, turistas em seu Centro de Visitantes para uma palestra educativa, com informações e curiosidades sobre as jubartes.

Venha conferir de perto as gigantes do mar na costa de Praia do Forte... Entre em contato com as empresas associadas que realizam essa atividade e agende seu passeio. 

Foto e video: Instituto Baleia Jubarte